Micro MiniOSD: preparando para a APM

22 jun

Conforme apresentado no artigo anterior, o Micro MiniOSD é um módulo de tamanho bastante reduzido (clique aqui se você ainda não leu o artigo). Neste artigo eu ensinarei o passo-a-passo para você instalar o firmware próprio para a APM.

Vídeo

Pré-requisitos

1 – módulo Micro MiniOSD (clique aqui para comprar);

2 – computador com acesso a Internet e porta USB;

3 – conversor USB/Serial FTDI (clique aqui para comprar). Você pode adquiri-lo alternativamente no MercadoLivre, mas vai lhe custar o olho da cara!;

4 – cabo USB;

5 – placa controladora APM;

6 – paciência e disposição de só parar quando conseguir o resultado desejado.

Passo 1: download do firmware

O primeiro passo é baixar o firmware e a aplicação para configuração do painel do OSD. A página do firmware é a seguinte: https://github.com/night-ghost/minimosd-extra.

Contudo, clique aqui para fazer o download do arquivo diretamente sem mais detalhes!

Passo 2: atualização do firmware

Assim que o download terminar extraia os arquivos em um diretório conhecido. Entre na partas Released e procure pelo arquivo “OSD_Config.exe”. Execute este arquivo.

file_browser

Após a ferramenta de configuração do Micro MiniOSD terminar de carregar, conforme a imagem abaixo, informe a porta COM onde se encontra o seu Micro MiniOSD.

Configuração de porta COMConfiguração de porta COM

Através do gerenciador de dispositivos do Windows, verifique em qual porta COM o seu Micro MiniOSD se encontra conectado. No meu caso, conforme imagem abaixo, ele foi configurado na porta COM23.

device_manager

Gerenciador de dispositivos do Windows

Agora clique em Options -> Update Firmware. Untitled

Selecione o último  arquivo “MinimOsd_Extra_Uni.8XXDV-release.hex” que se encontra dentro do diretório “FW & Char”. Veja a imagem abaixo.

filebrowser

Observe o estado do envio do firmware através da barra de progresso conforme imagem abaixo.

progress

Finalizado o processo você poderá clicar em “Read From OSD” e o software carregará todas as configurações existentes no Micro MiniOSD. Daí você pode customizar o que deve ser exibido na tela através das guias “Panel 1, Panel 2, Panel 3 e Panel 4”, conforme exibido na imagem abaixo.

panels

O próximo passo é atualizar o charset do chip. Veja a imagem abaixo.

Capture

Para isso, vá até “Option/Update Charset” e selecione o arquivo “MinimOSD_2.4.1.2.mcm”. Aguarde enquanto o charset será atualiado.

Capture

Capture

Tendo feito isso, o processo de atualização do módulo será finalizado.

Ainda falaremos muito mais sobre este assunto. Caso ainda não tenha lido a primeira parte, clique aqui!

Aguarda pelo próximo artigo, onde falaremos sobre como atualizar o software para que o Micro MiniOSD seja compatível com a CC3D.

Configurações na APM

Você também precisará fazer configurações específicas na APM afim de que o módulo funcione corretamente. As informações podem ser encontradas neste endereço: https://github.com/night-ghost/minimosd-extra/blob/master/wiki/APM.md

Diagramas

Diagrama de conexão com a APM:

Apresentação sem título (3)

Clique para ampliar a imagem

Gostou?

Então…

Se inscreva em nosso canal no youtube: apenas clique aqui para se inscrever!

Dê like em nossa página no facebook: clique aqui para visitar a página

Compartilhe este artigo no facebook e com seus amigos: clique aqui para compartilhar!

Participe do nosso grupo no facebook: clique aqui!

Deixe um comentário

7 thoughts on “Micro MiniOSD: preparando para a APM

  1. O meu pc não acha o FTDI (FTD1232) mesmo com o driver instalado. Já estou há cinco horas tentando resolver isso para usar o osd mini na Pixhawk. Obrigado!

  2. Instalei um minimosd no meu cx20 e o mesmo funciona parcialmente. Aprece várias informações, como altitude, velocidade, modo de voo, mas não parece o homepoint nem a distância percorrida. Tem alguma ideia do que pode estar acontecendo??

Deixe um comentário